VOLTAR

Brasileiros buscam comunicação na Colombia

Foirn-São Gabriel da Cachoeira-AM
14 de Fev de 2003

Iauareté, comunidade indígena de 6 mil pessoas, aproximadamente, com uma infraestrutura diferente das demais comunidades porque conta um pelotão militar do exército, hospital, missões e Correios, localizadas na "cabeça do cachorro", município de São Gabriel da Cachoeira (AM), está desde o mês de janeiro "desligada do mundo", afirmou Rafael Marques Tariano, presidente da Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauareté. Segundo o mesmo, o único de meio de comunicação é uma estação de radiofonia da Coordenadoria, que faz contato com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN, em São Gabriel da Cachoeira. "O telefone está fora do ar, mas a fatura chega na data certa, mesmo sem estar utilizando o serviço de telefonia", disse Jaciel Freitas Tukano, operador da estação de radiofonia. "Todos os dias estamos indo para Aduana, na Colômbia, para telefonar" disse Jaciel. "Outro problema encontrado é adquirir o cartão telefônico colombiano que é diferente do Brasil" lamenta o Tukano. Documentos expondo a situação já foram enviados para a TELEMAR, mas até agora não houve nenhuma resposta.
"Apesar de não ser considerado um direito - como aqueles que estão na Constituição - a comunicação, para quem vive isolado, é algo muito parecido com isso, pois ela é uma condição para cidadania e, em muitos casos, até para sobrevivência", disse Orlando de Oliveira, presidente da FOIRN - Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, preocupado com a situação. A FOIRN encaminhou documento as autoridades para que tomem conhecimento e busquem sensibilizar a operadora no sentido de solucionar o problema de Iauareté.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.