VOLTAR

Brasil teria um Egito a mais pelo Cadastro Rural

O Globo, País, p. 15
03 de Nov de 2019

Brasil teria um Egito a mais pelo Cadastro Rural
Proprietários rurais declaram 1 milhão de km² além de área passível de notificação
Proprietários de áreas rurais declararam um milhão de quilômetros quadrados a mais do que área passível de notificação no Serviço Florestal Brasileiro. Especialistas alertam sobre falta de dados consistentes e insegurança jurídica na questão fundiária

CÁSSIA ALMEIDA
cassia@oglobo.com.br

No momento em que o governo anuncia a intenção de adotara auto declaração par afazer a regularização fundiária no Brasil, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no qual os proprietários de áreas rurais informam diretamente as dimensões das suas terras, mostra que há uma área equivalente à do Egito registrada amais no banco de dados do Serviço Florestal Brasileiro. São mais de um milhão de quilômetros quadrados registrados acima da área passível de cadastramento. Pelos dados do CAR de agosto deste ano, 3,9 milhões de quilômetros quadrados eram passíveis de cadastro, masa área informada era de 4,9 milhões de quilômetros:

-Essa área adicional seria o 29o maior país do mundo, entre o Egito e a Colômbia. Há um completo descompasso entre os instrumentos para regulação fundiária e uma efetiva regularização fundiária. A imprecisão territorial tem aumentado. Em 2013, nos cartórios, havia dois estados de São Paulo amais. Agora o cadastro mostra sobreposição maior-afirma Luiz Uge da, presidente da Comissão de Geo direito da OAB-SP.

Segundo o especialista, há várias bases dedados-ado Serviço Florestal Brasileiro, ada Embrapa Territorial, a do IBGE -sem unidade para servir de parâmetro:

-O ideal éter uma agência para cuidar da questão, con-forme prevê a Constituição.

Segundo Gerd Sparovek, do Laboratório de Planejamento de Uso do Solo e Conservação (Geolab), da Escola Superior de Agricultura, da USP, a área possível de cadastramento tomou por base o Censo Agropecuário Brasileiro de 2006, do IBGE, que já divulgou novo censo no mês passado, com dados de 2017.

-Os levantamentos censitários do IBGE não cobrem todas as áreas em que há imóveis ou posses rurais. Assim, a área cadastrável ficou subestimada. Há os registros sobrepostos que levam à dupla contagem, além da grande quantidade de registros em unidades de conservação, terras indígenas em que a presença de imóveis rurais privados deveria ser exceção. Além disso, temos no Brasil em torno de 17% do território sem registro fundiário algum.

O Cadastro Ambiental Rural foi criado por lei em 2012 e regulamentado em 2014 para integrar informações ambientais, em relação às áreas de preservação e reserva legal, para o planejamento ambiental e o combate ao desmatamento. Segundo Jaíne Cubas, diretora de Cadastro e Fomento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, o cadastro vem sendo aperfeiçoado para diminuir a sobreposição, mas não foi feito para regularização fundiária:

- Como oc adastro é auto declaratório, vai ter sobreposição. Estamos trabalhando para qualificá-loe diminuir o erro.

Está em desenvolvimento no Serviço Florestal, segundo Jaíne, u mafor ma delimitara sobreposição em 10% para pequenos proprietários, 5% para os médios e 3% para os grandes.

-O benefício do cadastro é conhecera propriedade rural para saber quais áreas podem ser usadas para agricultura, além de ele ser obrigatório para acessoa crédito rural (subsidiado) e servir de ferramenta para políticas ambientais.

Sparovek diz que esse excesso de terras cadastradas diminui a eficácia do CAR para o Código Florestal.

-A sobreposição no cadastro indica incerteza sobre a questão fundiária, sobre que mé o legítimo detentor da propriedade. Não é possível saber a quem cabe a responsabilidade de regularização ambiental. OCAR trouxe à tona o tamanho do problema. A solução pode não ser simples e muito menos pacífica; pode envolver equacionar conflitos fundiários e grilagem de terras. Isto certamente vai atrasara implementação do C AR e seus benefícios.

Segundo Bastiaan Reydon, do Grupo de Governança de Terras da Unicamp, a ideia do governo de usar autodeclaração para assentamentos rurais não é ruim:

-O problema é que abre um abre chapara todo mundo entrar nela. Já tinham acabado coma obrigatoriedade de comprovara anuência de seus vizinhos. É perigoso, pode potencializara grilagem.

O Globo, 03/11/2019, País, p. 15

https://oglobo.globo.com/brasil/proprietarios-rurais-declaram-1-milhao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.