VOLTAR

Brasil se engaja nas metas definidas pela ONU

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Lucas Tolentino
24 de Fev de 2016

MMA promove conferência para discutir a relação das políticas nacionais com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Ligados a questões ambientais, econômicas e sociais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integrarão as políticas executadas no país. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o governo alemão realizaram, nesta quarta-feira (24/02), conferência para apresentar ações de implantação dos ODS no Brasil. Entre elas, estão medidas de mitigação e adaptação às mudanças do clima e de educação ambiental.

A necessidade de intervenções no modelo produtivo atual foi apontada como uma das principais áreas de atuação. "Houve o fortalecimento do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS)", ressaltou Paulo Rogério Gonçalves, da Secretaria Executiva do MMA. "Esse é um fator determinante. Se não houver mudanças nos padrões de produção e consumo, não será possível trilhar um caminho para a sustentabilidade", acrescentou.

ARTICULAÇÃO

A conferência é uma iniciativa de promoção do Programa "Managing Global Governance (MGG)", do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), e o objetivo é envolver todos os atores na questão. "O governo está trabalhando para atuar de maneira articulada nessa área", afirmou Paulo Rogério. "A previsão é fazer mais encontros como esse para discutir como trabalhar nessa agenda."

A cooperação com o governo alemão, segundo Paulo Rogério, tem sido fundamental para o sucesso de diversas iniciativas ambientais no Brasil. A representante da Embaixada da Alemanha no Brasil, Lena Bretas, endossou a importância do trabalho conjunto dos dois países. "O que vemos hoje é consequência da nossa estreita parceria", afirmou, em referência, também, ao compromisso de "descarbonização" das economias firmado entre o Brasil e a Alemanha em agosto do ano passado.

SAIBA MAIS

Em setembro de 2015, foram adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos. O Brasil participou de toda a negociação que resultou no documento com 17 objetivos e 169 metas. Os ODS abordam temas como erradicação da pobreza, saúde, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima e cidades sustentáveis.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.