VOLTAR

Brasil recebe ministros do Meio Ambiente para discutir mudanças climáticas

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Rafael Imolene
25 de Ago de 2011

Ministros do Meio Ambiente do Brasil, África do Sul, Índia e China se reúnem a partir desta sexta-feira (26/8), no município de Brumadinho, Minas Gerais, para discutir sobre as mudanças climáticas. Na reunião ministerial, o grupo conhecido pela sigla Basic terá a oportunidade de coordenar posições e formular propostas concretas a serem apresentadas por ocasião da 17ª Conferência das Partes (COP-17) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em inglês), a ser realizada em Durban, África do Sul, de 28 de novembro a 9 de dezembro do ano corrente.

O grupo já se reuniu sete vezes, e a última reunião foi realizada na África do Sul, em maio passado. Agora, o Brasil está sediando a oitava devido ao critério de rotatividade entre os membros, e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Os quatro países possuem interesses comuns sobre mudanças climáticas e representam uma liderança importante entre as nações emergentes, afirma o chefe substituto da Assessoria de Assuntos Internacionais do MMA, Carlos Roberto Fonseca. "Ao expressarem suas posições em bloco, os países podem aumentar o peso político das decisões do grupo", diz.

As reuniões do Basic têm ocorrido regularmente a cada três meses e, como nas edições anteriores, a programação se divide em duas fases. No dia 25 de agosto, haverá discussões entre peritos e negociadores dos quatro países. A ministra Izabella Teixeira encontra seus contrapartes nas reuniões de sexta e sábado, dias 26 e 27 de agosto.

Inhotim - O município de Brumadinho, localizado a 50 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, foi escolhido para sediar a reunião ministerial por abrigar o Instituto Inhotim, o mais importante centro de arte contemporânea ao ar livre da América do Sul, inserido em um Jardim Botânico de 100 hectares. Os ministros reunir-se-ão em um ambiente cercado por mata nativa, com cerca de 1.500 espécies catalogadas de palmeiras, considerada a maior coleção do mundo.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6920

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.