VOLTAR

Brasil pressiona por reducao da poluicao de ricos

O Globo, O Pais, p.13
09 de Dez de 2005

Brasil pressiona por redução da poluição de ricos
José Meirelles Passos (*)
Enviado especial
MONTREAL, Canadá. Com base no fato de que conseguiu reduzir o desmatamento no país em 31% no ano passado, o governo do Brasil está agora pressionando os países industrializados a reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa. Ao mesmo tempo, o Brasil está buscando uma forma de punir os grandes poluidores do planeta, fazendo com que paguem pelo ar puro que a Amazônia produz para o mundo inteiro.
Ambas as iniciativas foram deflagradas ontem pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na Conferência sobre Mudanças Climáticas, da ONU. O tema central é a prolongação do Protocolo de Kyoto, que demanda uma redução, em média, de 5,2% das emissões poluentes até 2012.
— Estamos vivendo um momento de crucial importância. É fundamental que saia desta reunião um compromisso tanto do Sul quanto do Norte. Não há mais tempo para negociações lentas e ineficazes. Não podemos esperar mais tragédias, outros tsunamis, outros Katrinas, para tomar providências — alertou Marina.
(*) O repórter viajou a Montreal a convite da COM+ (Aliança de Comunicadores para o Desenvolvimento Sustentável)

O Globo, 09/12/2005, p.13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.