VOLTAR

Brasil mudará regra para importar pneu

OESP, Vida, p. A12
15 de Jan de 2008

Brasil mudará regra para importar pneu
País acata decisão da OMC, mas não estabelece data nem como fará

Jamil Chade

O Brasil anunciará hoje na Organização Mundial do Comércio (OMC) que cumprirá a determinação da entidade de reformular suas regras sobre a importação de pneus recauchutados, depois de ter perdido uma disputa nos tribunais com a União Européia (UE). Alegando que a medida tinha como função evitar problemas ambientais e de saúde, o Brasil terá de modificar suas leis. Mas, por enquanto, não dirá em Genebra nem como nem quando fará a reforma.

Há um mês, a OMC decretou que a forma pela qual o Brasil impedia a entrada de pneus recauchutados era uma violação às regras internacionais. Segundo a entidade, o País estava fechando suas portas aos produtos europeus, enquanto permitia a importação dos demais países do Mercosul. Tal prática foi classificada como discriminatória pela OMC. Além disso, a OMC pediu que as liminares dadas pela Justiça para importadores sejam interrompidas, já que criam incertezas no mercado.

O Brasil tem agora duas opções. Ou fecha completamente seu mercado a todos os parceiros comerciais ou abre a todos, evitando discriminações. Nos bastidores do governo, porém, uma estratégia ainda está sendo montada e, portanto, o Brasil não dirá quanto tempo levará para colocar sua legislação em ordem.

Os europeus defendem que a opção adotada pelo Brasil seja a de abertura total de seu mercado, algo que os ecologistas e o Ministério do Meio Ambiente são contra.

OESP, 15/01/2008, Vida, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.