VOLTAR

Brasil leva arte indígena ao Uruguai

Site da Funai-Brasília-DF
30 de Set de 2004

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, a convite do diretor do Museo Nacional de História Natural y Antropologia do Uruguai, Arturo Toscano, esteve em Montevidéu para participar, no dia 23, da abertura da exposição "La Amazonia y los uruguaios: diversidad cultural y universalidad", co-patrocinada pela Embaixada Brasileira naquele País. A exposição, com cerca de 700 peças, dá aos uruguaios a oportunidade de apreciar artesanatos de rara beleza confeccionados pelos índios Kayapó, do Pará. São arcos, flechas, tapeçarias e outros itens de uso daquela etnia, além de fotos de índios Karajá.

Estiveram presentes na abertura o presidente da Funai, o Ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Leonardo Guzmán e o embaixador do Brasil no Uruguai, Eduardo dos Santos, além de outras autoridades uruguaias.

Durante a solenidade, o diretor do Museu disse estar muito orgulhoso porque o Uruguai, que não tem índios, estava fazendo, pela primeira vez, uma exposição de índios da Amazônia. Arturo Toscano mostrou interesse que o presidente Mércio envie alguém da Funai até Montevidéu para orientar como conservar o material da exposição, principalmente os artefatos feitos de penas, o que foi prometido pelo presidente. "Acho extraordinário que o Uruguai, país que não tem índios, se interesse pelos índios do Brasil", afirmou o presidente, sensibilizado com o grande interesse demonstrado pela Universidade Oriental do Uruguai e pelo Museu Histórico Nacional com a questão indígena brasileira.

O objetivo da exposição, segundo os organizadores, além de mostrar a diversidade cultural amazônica e a saga de dois expedicionários uruguaios, que estiveram com os índios logo após o contato do grupo com a sociedade não-índia, era mostrar que as comunidades indígenas e uruguaias, apesar de distintas, têm muitos elementos em comum e quando visualizadas de forma conjunta, permitem reconhecer a universalidade da expressão humana: "A proposta é descobrir a cultura dos outros e a nossa enquanto refletimos sobre o que há debaixo das aparências", segundo Toscano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.