VOLTAR

Brasil importará transgênico da Argentina

O Globo, Ciência e Vida, p. 32
23 de Mar de 2005

Brasil importará transgênico da Argentina

Em reunião extraordinária realizada ontem, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) liberou a importação de milho geneticamente modificado da Argentina. A comissão atendeu a um pedido da Associação Avícola de Pernambuco. Com a decisão, poderão ser importadas cerca de 370 mil toneladas de milho resistente a insetos e a herbicidas. O milho será usado para a alimentação de frangos.
A CTNBio observou que a importação dos grãos terá de seguir as regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A importação estará liberada a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União, o que está previsto para ocorrer ainda nesta semana.
Essa foi a 14 reunião extraordinária da comissão, que terá ainda mais poderes após a sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Lei de Biossegurança, aprovada pelo Congresso no início do mês. A CTNBio tem a atribuição de avaliar os pedidos de liberação de pesquisas, produção, cultivo e comercialização de produtos transgênicos no país. Na reunião de ontem, a comissão também apreciou pedidos de pesquisas com organismos geneticamente modificados.
Na semana passada, a CTNBio liberou a comercialização e o cultivo de uma variedade de algodão transgênico produzido pela multinacional Monsanto. O algodão é resistente ao ataque de insetos.

O Globo, 23/03/2005, Ciência e Vida, p. 32

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.