VOLTAR

Brasil ganha três Unidades de Conservação (UCs) federais

ISA - www.socioambiental.org
18 de Jul de 2002

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou na última terça-feira (16/07) os decretos que criam a Reserva Extrativista do Rio Jutaí, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e a Estação Ecológica Mico-Leão-Preto.

Com uma extensão de 275,5 mil hectares, a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Jutaí, no Oeste do Amazonas, irá beneficiar 809 pessoas distribuídas em 116 famílias. A pesca, a produção de látex e a extração de castanha e óleos vegetais de espécies de uso medicinal, como a copaíba e a andiroba, estão entre as atividades desenvolvidas na região. A Resex foi reivindicada por mais de quatro anos pela população local, que, com a criação da UC, espera agregar valor à borracha e desenvolver atividades ecoturísticas na área da reserva. Segundo informações de Alexandre Cordeiro, técnico do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), trata-se da quarta criada no Amazonas de um total de 24 Resex existentes do país.

Já a Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto, situada no Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo, totaliza 5,5 mil hectares, distribuídos entre os quatro maiores fragmentos florestais de Mata Atlântica da região. A criação desta UC é resultado, entre outros, de uma articulação com o poder público e comunidade local do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), ONG que há aproximadamente 20 anos trabalha para a conservação de mico-leão-preto - espécie endêmica da região que hoje se encontra entre as mais ameaçadas do mundo.

Para proteger as cabeceiras do Rio Parnaíba, um dos mais importantes do país, também foi criado o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, com 729,8 mil hectares situados na divisa do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. A UC ocupa parte da Chapada das Mangabeiras, uma das maiores e mais conservadas extensões de Cerrado do país e considerada área prioritária pelo grupo de Botânica do trabalho Avaliação de Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação do Cerrado e Pantanal - uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente para subsidiar as ações necessárias para o cumprimento das obrigações brasileiras da Convenção da Diversidade Biológica, firmada durante a Rio-92.

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=378

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.