VOLTAR

Brasil é maior país da América Latina com número de indígenas

Dourados News - www.douradosnews.com.br
16 de Dez de 2008

O primeiro Atlas sociolingüístico da América Latina, feito por uma fundação patrocinada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aponta que o Brasil é o país da América Latina que concentra a maior quantidade de indígenas, com um total de 247 povos diferentes.

O estudo, que compreende 21 países e foi realizado pelo Programa de Formação em Educação Intercultural Bilíngüe para os Países Andinos, revela ainda que na América Latina existem cerca de 522 povos indígenas que falam 420 línguas.

El Salvador, com três povos diferentes, é o país que possui a menor quantidade de indígenas na região. Segundo os autores da pesquisa, seu objetivo é "contribuir para a visualização de uma condição inerente à região que precisa ser levada em conta para superar as situações de desigualdade".

"Queremos dar ênfase à atualidade, não à questão histórica, que permita dizer algo que foi grande, mas já não é", disse a responsável pelo Atlas, a especialista em lingüística austríaca Inge Sichra, para quem o objetivo "é demonstrar a presença das línguas".

O estudo, no qual 30 especialistas trabalharam durante 14 meses a partir de dados de censos efetuados em todos os países da região, também permitiu descobrir que em muitos países várias línguas que continuam a ser faladas eram dadas por extintas.

Outro dado incluído no Atlas é que na América Latina há aproximadamente 40 milhões de indígenas, o que equivale a 10% do total de habitantes da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.