VOLTAR

Brasil compartilhará sistemas de controle de desmatamento na Amazônia

Agência EFE - http://www.efe.com/
03 de Out de 2013

O governo brasileiro compartilhará seus sistemas de controle do desmatamento na Amazônia com outros sete países da região, segundo um acordo assinado nesta quinta-feira durante o encontro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

A partir deste convênio, o governo brasileiro também transferirá aos países amazônicos a tecnologia que desenvolveu para o controle das taxas de desmatamento e, inclusive, financiará algumas iniciativas para limitar a ação depredatória no "pulmão do planeta".

O acordo assinado hoje em Brasília beneficiará a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, os outros sete membros da OTCA além do Brasil.

Para a concretização desses projetos, o governo fornecerá R$ 23,6 milhões do chamado Fundo Amazônico, que foi constituído com contribuições da empresa Petrobras e dos governos da Noruega e da Alemanha.

Criado em 2008, o Fundo Amazônico conta atualmente com uns US$ 147 milhões, que, até o momento, seria usado apenas para financiar projetos relacionados ao desmatamento da Amazônia brasileira.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, o acordo ratifica o compromisso dos países da América do Sul com a defesa do meio ambiente e reforça as iniciativas criadas para conter os efeitos da mudança climática.

Além de Figueiredo, o acordo em questão também foi assinado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo secretário-geral da OTCA, o surinamês Robby Ramlakhan.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/brasil-compartilh…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.