VOLTAR

Brasil: 80% dos estoques de peixes ameaçados

O Globo, Ciência e Vida, p. 30
05 de Set de 2006

Brasil: 80% dos estoques de peixes ameaçados
Governo anuncia plano nacional para combater problema

Pelo menos 80% dos recursos pesqueiros do país estão sobrepescados - ou seja, são pescados além da capacidade natural de reposição dos estoques.
O número, considerado preocupante por especialistas, foi divulgado ontem durante o lançamento do relatório final do Programa de Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (Revizee), o maior diagnóstico dos recursos vivos do mar brasileiro já feito no país.
- O dado é preocupante - reconheceu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou do lançamento do relatório, no Rio. - Mas estamos trabalhando nisso já há alguns anos, não esperamos pela conclusão do relatório.
Há políticas sendo implementadas pelo ministério, o Ibama, entre outros.
A ministra anunciou que, a exemplo do que foi feito em relação ao desmatamento da Amazônia, está sendo lançado um plano nacional integrado de prevenção e combate à pesca ilegal e recuperação dos estoques.
- Diferentemente do que ocorre com a floresta, em que às vezes são necessários anos e anos para a recuperação, muitos estoques de peixes podem ser recuperados em dois ou três anos com medidas simples, como respeitar o período de defeso - disse Marina Silva.
As primeiras reuniões técnicas para o lançamento do plano nacional já foram realizadas. - É um plano interministerial, com forte apoio do governo central.
Roberta Jansen

O Globo, 05/09/2006, Ciência e Vida, p. 30

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.