VOLTAR

BR-226 é liberada por Guajajara

Jornal Pequeno
15 de Jun de 2007

Brasília - Deputados do Maranhão foram recebidos, ontem, pelo presidente da Funai, Márcio Meira, e pelo vice-presidente, Aloísio Castelo, depois de terem pressionado o coordenador de Estudos e Pesquisa, Cláudio Romero, a marcar nova audiência. Munido de todas as informações sobre os últimos acontecimentos na região de em Barra do Corda, Meira informou que a Funai estava em contato direto com as representações locais na tentativa de resolver o impasse. "Existe um problema político entre os índios Guajajara. Por terem dois líderes diferentes, cada lado pede medidas distintas", explicou.

Pressão - Após alguns minutos de exposição sobre a atual situação do conflito na região entre os municípios de Barra do Corda, Grajaú e Formosa da Serra Negra, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) solicitou uma informação oficial sobre as medidas que o órgão estava tomando para conter os índios.

Em contato direto com as rádios de Barra do Corda, que estavam cobrindo as negociações em tempo real, o deputado estadual Rigo Telles (PSDB) relatou as ameaças feitas à um jornalista e aos funcionários da Funai no município.

Meira informou que desde a primeira vez em que esteve na região, no dia 05 de maio, fez a proposta de criar um Núcleo Administrativo em Barra do Corda para atender a reivindicação dos índios Guajajara, mas não teve sucesso. "Eles querem, além de uma administração em Barra do Corda, outra em Jenipapo dos Vieiras. Não temos recursos pra isso", esclareceu o presidente.

No entanto, após reunião realizada quarta-feira (13) com o coordenador Cláudio Romero, a bancada maranhense conseguiu um ofício da Funai, comunicando a criação de uma Administração Executiva Regional em Barra do Corda e outra em Jenipapo dos Vieiras, assinado pelo vice-presidente, Aloísio Castelo. O documento foi enviado na manhã de ontem para o representante da Funai, Roberto Câmara, que estava no local da manifestação.

Minutos depois, chegou a confirmação de que o bloqueio da BR-226 fora dispersado e que os caminhoneiros já estavam trafegando livremente pela via. "Apesar da boa vontade do presidente Meira, acho que essa medida poderia ter sido tomada há mais tempo e evitado todo esse transtorno", comentou Brandão. O parlamentou acrescentou ainda que a bancada federal do Maranhão vai continuar atenta à questão e que pretende trabalhar para que a Medida Provisória que contempla a nova estrutura da Funai seja analisada o mais rápido possível na Câmara dos Deputados. Os deputados federais do PSDB, Sebastião Madeira e Roberto Rocha, aproveitaram a ocasião para pedir a análise de um novo núcleo administrativo em Santa Inês, no sentido de atender a demanda dos índios do centro do Maranhão. "Aquela região precisa de muita atenção. Acho que uma novo núcleo pode ser incluído nessa nova estrutura da Funai", argumentou Roberto Rocha.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.