VOLTAR

Bororo - MPF vai pedir reintegração esta semana

Diário de Cuiabá
26 de Jun de 2006

O Ministério Público Federal encaminhou uma série de solicitações à Fundação Nacional do Índio (Funai) para finalizar uma ação de reintegração de posse da Terra Indígena Jarudóri, que deverá ser proposta ainda nesta semana. A informação foi confirmada pelo procurador da República Mário Lúcio Avelar.

De acordo com a socióloga Jacira Bulhões, antropóloga do MPF, a ação já está com o texto pronto e pedirá a desocupação integral da área indígena. Estivemos lá três vezes e todas as pessoas afirmaram saber que aquela terra é dos Bororo”, relatou.

Segundo ela, o caso de Jarudóri é sui generis”, por se tratar de uma área demarcada e homologada da qual os índios não podem usufruir. Os índios foram sendo expulsos aos poucos e, ao mesmo tempo, houve loteamentos ilegais e criação de uma vila. Até uma seção eleitoral existe por lá”.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.