VOLTAR

Bonito fará audiência pública sobre novas UCs

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Fabio Pellegrini
03 de Jun de 2016

Pouco mais de três meses depois do cancelamento ocasionado por decisão judicial, a audiência pública referente à proposta da criação de três unidades de conservação (UCs) em Bonito, Mato Grosso do Sul, será realizada na próxima segunda-feira (6), às 14 horas, no Centro de Convenções da cidade.

O evento é promovido pelo Ministério Público Estadual atendendo à solicitação do Sindicato Rural de Bonito, que solicitou a suspensão da audiência proposta pela Prefeitura de Bonito, marcada inicialmente para 25 de fevereiro, sob alegação de que os proprietários rurais que seriam afetados pelas novas UCs não teriam sido comunicados oficialmente acerca da proposta.

A proposta da prefeitura prevê a criação de três unidades de conservação (UCs) municipais: o Parque Natural Municipal da Guavira, uma área de cerrado de propriedade da Prefeitura Municipal de Bonito, adjacente ao aeroporto; e duas em áreas úmidas, conhecidas como banhados: o Refúgio da Vida Silvestre do Banhado do Rio da Prata, com área de 3.273 hectares, e o Refúgio da Vida Silvestre do Banhado do Rio Formoso, com 2.275 hectares. Essas duas últimas são os pivôs da discórdia entre o Sindicato Rural e a Prefeitura, o que levou a um acirramento do clima entre os grupos favoráveis e contrários às UCs.

A Associação Amigos do Rio Formoso alega que o município não tem uma gestão ambiental competente, além de publicar mensagens informando que as terras podem ser desapropriadas para criação das UCs. A entidade foi criada por proprietários de atrativos turísticos e produtores rurais cujas terras estão localizadas nas áreas propostas.

A "Amigos do Rio Formoso" espalhou outdoors pela cidade com os dizeres "Um rio precisa de amigos verdadeiros. Saiba tudo a criação das unidades de conservação em Bonito". Por sua vez, a Prefeitura de Bonito produziu um vídeo de 3 minutos com forte apelo ambiental justificando sua proposta, além de disponibilizar a proposta em seu site. O Ministério Público, então, optou por ouvir as partes em audiência aberta à sociedade, com direito a questionamentos e debate.

http://www.oeco.org.br/noticias/bonito-fara-audiencia-publica-sobre-nov…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.