VOLTAR

Boneca Ritxoko chama a atenção de ministro do Esporte

Governo do Tocantins - http://secom.to.gov.br/
Autor: Maria José Batista
25 de Mai de 2012

A boneca indígena Ritxoko foi o foco das atenções na noite desta quinta-feira, 24, durante evento de recepção aos secretários de Estado de diversas unidades da Federação que se encontram em Palmas para a realização do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer nesta sexta-feira, 25.

Cerca de 200 exemplares da boneca foram expostos em mostra organizada para o evento pelo coordenador de Artes Visuais da Secult - Secretaria de Estado da Cultura, Antônio Netto, com o objetivo de divulgar a arte das mulheres ceramistas Karajá, certificada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Cultural do Brasil.

Presente no evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se mostrou particularmente impressionado com a Ritxoko, e recebeu as informações sobre as peças e os fazeres e saberes das mulheres Karajá da coordenadora de Assuntos Indígenas da Secult, Narubia Werreria, uma das responsáveis pela mostra que será levada pelo Governo do Estado à Conferência Rio+20, que acontece no próximo mês de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

http://secom.to.gov.br/noticia/2012/5/25/boneca-ritxoko-chama-a-atencao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.