VOLTAR

Bolsonaro é condenado por frase sobre quilombolas

OESP, Política, p. A9
04 de Out de 2017

Bolsonaro é condenado por frase sobre quilombolas

Julia Affonso Gilberto Amendola

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi condenado a pagar R$ 50 mil por danos morais a comunidades quilombolas e à população negra em geral. O valor será revertido em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça. Via assessoria, o parlamentar disse que vai recorrer.
No dia 3 de abril, Bolsonaro fez uma palestra no Clube Hebraica, no Rio, na qual afirmou, ao relatar uma visita a uma comunidade quilombola, que "o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas". Ainda citando a visita, disse: "Não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais".
Ao condenar o deputado, a juíza Frana Elizabeth Mendes afirmou que "política não é piada, não é brincadeira". "Resta evidenciada a total inadequação da postura e conduta praticada pelo réu (Jair Bolsonaro), infelizmente, usual, a qual ataca toda a coletividade e não só o grupo dos quilombolas e população negra em geral."
O Ministério Público Federal no Rio alegou que Bolsonaro usou "expressões injuriosas, preconceituosas e discriminatórias com o propósito de ofender, ridicularizar, maltratar e desumanizar comunidades quilombolas e a população negra".
No processo, o deputado classificou a ação como "demanda com flagrante cunho político". Disse ainda que suas declarações "são interpretadas de forma tendenciosa e com claro intuito de prejudicar sua imagem e a de sua família".
Ontem, no Twitter, Bolsonaro se manifestou contra a decisão. "Contra todo o politicamente correto que só é usado quando interessa aos 'amigos' que estamos aqui e seguiremos avançando!", escreveu. Ele também compartilhou mensagem de seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ): "O politicamente correto não existe só em caso de piada, mas principalmente em relação à mordaça que estão lhe impondo sem que note!".

OESP, 04/10/2017, Política, p. A9

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-condena-bols…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.