VOLTAR

Bolsonaro diz que 'não há indício forte' de que índio foi assassinado no Amapá

Poder 360 / https://www.poder360.com.br/
29 de jul de 2019

Cinco dias após a morte de 1 líder indígena da etnia Waiãpi, no Amapá, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que ainda não teve "nenhum indício forte" de que o índio foi assassinado. O presidente disse nesta 2ª feira (29.jul.2019) que a Polícia Federal está no lugar para "buscar a verdade sobre isso aí".

Indígenas da aldeia Mariry denunciaram no sábado (27 de julho) que o líder foi assassinado durante uma invasão de garimpeiros na região. No sábado, a Funai (Fundação Nacional do Índio) do Amapá pediu reforços da PF e do Exército após ter confirmado a presença de invasores na área. A Polícia Militar do Estado afirmou que o corpo do índio tinha marcas de perfuração e cortes na região pélvica.

Além das dúvidas sobre a causa da morte, o presidente voltou a dizer que tem a intenção de legalizar o garimpo no país. O plano inclui a liberação da atividade em terras indígenas e áreas de preservação ambiental como a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados).

"É intenção minha regulamentar o garimpo, legalizar o garimpo, inclusive para índio. Tem que ter o direito de explorar o garimpo na tua propriedade", disse Bolsonaro.

Segundo o presidente, ONGs e outros países são contrários pois querem ver indígenas presos em 1 "zoológico", como se fosse 1 "animal pré-histórico".
Já havia falado sobre o garimpo

Em junho, durante evento em Belém (PA), Bolsonaro defendeu a atividade e a exploração da Renca. No último domingo (21.jul), o presidente disse que o governo enviará 1 projeto de legalização da prática ao Congresso, sem detalhes sobre quando a proposta será encaminhada.

"O Pará é 1 grande Estado. Por isso vou falar, vamos legalizar o garimpo. Ok?", disse aos que o esperavam no Palácio da Alvorada no último domingo. "O meu pai garimpou por muito tempo, e eu tive por muito tempo o que era o garimpo. Em uma terra tão rica quanto a do Pará, por que não podemos regularizar de fato o garimpo em nosso País?".

https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-diz-que-nao-ha-indicio-fo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.