VOLTAR

Bolsonaro crê em conflito entre Rússia e Ucrânia perto do fim

A Tribuna - https://www.atribuna.com.br/cidades/guaruja
28 de Fev de 2022

Bolsonaro crê em conflito entre Rússia e Ucrânia perto do fim
Presidente concedeu entrevista coletiva no Forte dos Andradas, em Guarujá, e falou sobre conflito no Leste Europeu

Por: Redação - 28/02/22

Durante entrevista coletiva concedida dentro das instalações do Forte dos Andradas, em Guarujá, no domingo (27), Jair Bolsonaro (PL) diz acreditar que a invasão russa na Ucrânia está próxima do fim.
Mas, em outro momento da entrevista, afirmou que não haveria, por parte do governo russo, desejo de massacre.
"Grande parte da população ucraniana fala russo. São estado, praticamente países irmãos. A guerra com massacre civis há muito tempo não se houve falar. Ninguém quer criar um problema humanitário. Você quer que eu faça o que para acabar com a guerra? Tudo o que poderia fazer eu fiz e vou continuar fazendo", disse.
Ao ser questionado novamente sobre os rumos do conflito, o presidente manteve sua postura de acreditar que a guerra esteja mais perto do final.
"Acho que nas próximas horas o encontro. É uma coisa que parece que não é tão complexa, você olha o poderio das duas forças. O que os russos querem vai ser colocado na mesa. Não basta ter razão, precisamos ter juízo para não aprofundar uma crise. Quero ousar aqui: nos próximos dias ou horas aparece uma solução", completou.
Interesses
Quando tratou da importação de fertilizantes, o presidente aproveitou para criticou a demarcação de terras indígenas.
"Eu sobrevoei a região do Vale do Rio Cotingo, em Roraima. É uma área com 12 quilômetros de extensão, com queda de 600 metros. É um rio bastante volumoso, que você poderia fazer umas quatro, cinco, seis pequenas hidrelétricas ali ao invés de trazer energia de Manaus (AM) para Boa Vista (RR). Você exportaria energia para a Região Norte toda e toda área do Norte e do Nordeste", disse.
O rio, que nasce no Monte Roraima, passa pelo município de Uiramutã, que abriga grandes reservas indígenas e um parque nacional - uma delas é a Raposa Serra do Sol, onde vive uma população indígena de mais de 26 mil pessoas, segundo dados da ong Instituto Socioambiental (ISA).
"Eu desci no Vale do Rio Cotingo e tem irmãos nossos, indígenas, que são tão inteligentes quanto eu e você", afirmou.
O presidente disse ainda que pretende produzir fertilizantes no País. Sem detalhes, disse que a intenção é fazê-lo no município de Três Lagoas (RS). O local abriga uma Unidade de Fertilizantes Nitrogenados não concluída da Petrobras, vendida ao grupo russo Acron no começo do mês.
Segundo a estatal, quando concluída, terá capacidade de produzir 3,6 mil toneladas diárias de ureia e 2,2 mil toneladas por dia de amônia. Também citou a intenção de construir pequenos reatores movidos a energia nuclear para gerar eletricidade.

https://www.atribuna.com.br/cidades/guaruja/bolsonaro-cre-em-conflito-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.