VOLTAR

Bolsonaro chama indígenas de massa de manobra e diz que vivem de 'esmola da esquerda'

Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br
Autor: Getúlio Xavier
24 de Ago de 2021

O presidente Jair Bolsonaro chamou indígenas acampados em Brasília contra as mudanças na demarcação de terras de 'massa de manobra' e afirmou que eles vivem de 'esmolas da esquerda'. A declaração foi dada em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio do Alvorada nesta terça-feira 24.

"Questão do índio dei uma entrevista agora, eles são massa de manobra, são usados. Do MST também, a maioria é usada. São pessoas que vivem de esmolas e de mentiras da esquerda", afirmou Bolsonaro aos apoiadores.

O mandatário disse ainda acreditar que os indígenas presentes não estão ali por causas próprias, mas sim patrocinados por 'alguma' organização não governamental para 'tumultuar'.

"Não vão intimidar não, mas tem bastante. Esse tipo de organização está sendo bancada por uma ONG, talvez por um órgão qualquer. Mas o objetivo é tumultuar", respondeu a uma apoiadora que havia afirmado não ter 'nem mil índios' no local e que eles estariam ali para intimidar quem vai ao cercadinho.

Na conversa, um bolsonarista também relembrou o discurso do presidente na ONU em 2019, quando ele não conversou com líderes mundiais, elogiou o então ministro Sérgio Moro e se referiu ao 'patriotismo' como forma de defesa da Amazônia.

Bolsonaro então o respondeu: "Ninguém esperava aquilo. Começou a se reclamar a partir daquele momento. Os discursos geralmente é de subserviência. O País que mais preserva no mundo é o nosso. Vê se na Europa existe a palavra mata ciliar".

Aos apoiadores, o chefe do Planalto defendeu ainda a primeira-dama Michelle Bolsonaro que estaria promovendo cultos evangélicos no Alvorada.

"A imprensa está cada vez mais desacreditada. Fizeram uma nota na semana passada dizendo que minha esposa realiza cultos clandestinos aqui na casa dela. Não tem o que falar, né?", questionou.

Ao se referir a sua participação nos atos do dia 7 de setembro, voltou a afirmar que está 'conspirando bastante a favor da Constituição'.

FONTE: https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/bolsonaro-chama-indigenas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.