VOLTAR

As boas novas trazidas pelo censo indígena

O Globo - https://oglobo.globo.com/
03 de Mai de 2024

As boas novas trazidas pelo censo indígena
A população aumentou e ainda é muito jovem. Dados ajudam na elaboração de políticas públicas acertadas para apoio aos primeiros povos do Brasil

Míriam Leitão

03/05/2024

Nos dados do Censo 2022 sobre os povos indígenas, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, o primeiro ponto que salta aos olhos é o aumento da população. Isso acontece pelo trabalho feito pelo IBGE que cobriu um número maior do territórios indígenas, e também pelo crescimento da autodeclaração. Chama atenção também o perfil demográfico que é muito mais jovem do que a população do Brasil em geral. Segundo a pesquisa: 56,1% dos indígenas têm menos de 30 anos. Outro dado muito impressionante é a população até 14 anos, que representa quase 30% do total. É uma população muito jovem e isso é bom. Hoje, no entanto, o Brasil tem 1,69 milhões de indígenas, sendo 600 mil deles jovens, um aumento de 88% em relação aos 896.917 do último Censo, realizado em 2010.

Um outro ponto que merece destaque é o grande número de indígenas nas cidades e o fato de haver mais mulheres nesta situação do que homens. É preciso entender esse movimento.

A população indígena brasileira é de uma enorme complexidade. São 305 povos, há riqueza étnica e cultura. Recentemente, passei cinco horas conversando com lideranças do Vale do Javari, no Acampamento Terra Livre, em Brasília. O Brasil é um país de uma enorme diversidade étnica, uma enorme diversidade linguística. Aquilo que se aprende na escola, de que no Brasil só se fala uma língua, estava completamente errado. E é importante que eles mantenham o próprio idioma, ainda que passem a falar português, porque isso é riqueza cultural e deve ser preservada.

Os dados do Censo permitem que a gente aprofunde o conhecimento sobre esses brasileiros, mas mais do que isso que se defina estratégias mais acertadas de apoio e amparo a essa população, inclusive quando ela está na cidade.

É sempre bom lembrar que os indígenas são parte fundamental da construção da identidade brasileira e o importante papel que eles cumprem em defesa do meio ambiente, um trabalho muitas vezes invisível de proteção das florestas, mas que serve a todos nós, no Brasil e no mundo.

https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2024/05/as-boas-novas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.