VOLTAR

Bloqueio de agricultores prejudica comunidade indígena

CIR - http://www.cir.org.br
15 de Mai de 2009

O bloqueio feito pelos colonos na estrada que dá acesso ao Projeto de Assentamento Nova Amazônia e a comunidade indígena Lago da Praia já cortou a oferta de serviços de assistência à saúde e educação dos indígenas que vivem nesta comunidade.

Os tuxauas que prestam apoio à comunidade estão sendo ameaçados e impedidos de usarem a estrada para se locomoverem, e, quando precisam sair em busca de algum serviço são obrigados a percorrer muitos quilometro para se verem livres dos agricultores que lhes ameaçam.

A disputa pela terra na comunidade Lago da Praia se acirrou depois que o governo assentou os produtores rurais que foram retirados da terra indígena Raposa Serra do Sol e reassentados em uma área pretendida para a demarcação da reserva Serra da Moça, região do Murupu no município de Boa Vista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.