VOLTAR

Bioma, viroma, cultura: entrevista com Nurit Bensusan

Quatro Cinco Um - https://quatrocincoum.folha.uol.com.br/br/podcasts/
Autor: BENSUSAN, Nurit
09 de nov de 2020

Bioma, viroma, cultura: entrevista com Nurit Bensusan
Especialista em biodiversidade explica que a extinção de espécies vegetais e animais favorece o surgimento de doenças epidêmicas e chega até a alterar a geografia local

O novo episódio do Vinte Mil Léguas já está no ar! Ouça agora a entrevista com a bióloga Nurit Bensusan, especialista em biodiversidade.O Vinte Mil Léguas é realizado pela Quatro Cinco Um em parceria com a Livraria Megafauna e com o apoio do Instituto Serrapilheira.

Nurit Bensusan
A entrevistada do episódio é a bióloga Nurit Bensusan. Ela se graduou em engenharia florestal e biologia pela Universidade de Brasília (UnB) e fez pós-graduação em história, sociologia e filosofia da ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Também é mestre em ecologia e doutora em educação pela UnB. Colabora com o Instituto Socioambiental (ISA) e trabalha com políticas públicas e divulgação científica nas áreas de biologia molecular, genética e biotecnologias, sempre com foco em biodiversidade. Para acompanhar seu trabalho, siga-a no Twitter, leia alguns de seus artigos para o blog do ISA neste link ou veja sua série de vídeos "Pandemia nossa de cada dia". Ela também é autora de diversos livros, como o recente Do que é feito o encontro, que discute as relações entre a ciência moderna e os saberes indígenas e de comunidades locais. O último capítulo é composto por uma troca de cartas entre a autora e o intelectual e líder indígena Ailton Krenak. Nurit Bensusan também escreveu livros de popularização das ciências para crianças e organizou diversas publicações, que você pode ver aqui.

A popularização das ciências
A entrevistada conta que decidiu focar sua carreira na área da divulgação científica e em popularizar as ciências após uma coincidência: depois de assistir o filme Gêmeos, mórbida semelhança, de David Cronenberg, no qual os personagens citam os gêmeos Chang e Eng, ela encontrou no dia seguinte outra menção aos siameses, desta vez em um livro de Stephen Jay Gould, O sorriso do flamingo, editado no Brasil pela Martins Fontes - Selo Martins. Gould foi um importante paleontólogo e historiador da ciência, que dedicou sua carreira à divulgação científica e pensou bastante sobre a história e o futuro da teoria da evolução - tanto que ele é uma das principais referências para este podcast: praticamente todos os episódios desta temporada contam com alguma informação apresentada por ele. Para quem se interessa por iniciativas de divulgação científica, vale conhecer o trabalho e o conteúdo do Instituto Serrapilheira, que apoia este podcast e vários outros projetos ligados à popularização das ciências.

O que é a biodiversidade?
A biodiversidade tem três níveis: a totalidade de espécies em si, a variabilidade genética dentro de cada espécie e a diversidade de ecossistemas e interações entre as espécies. A reunião desses conjuntos forma uma parte daquilo que chamamos de natureza.

Cascata trófica
Quando uma espécie é removida de um ecossistema, o efeito das alterações que ocorrem no ambiente é denominado "cascata trófica" (uma rede trófica é o conjunto de diversas cadeias alimentares). O impacto às vezes extrapola o simples desequilíbrio no número de indivíduos e chega até a alterar a geografia local, como no exemplo dos lobos no parque Yellowstone, nos EUA. A extinção de espécies vegetais e animais também favorece o surgimento de novas doenças epidêmicas, conforme o outro exemplo citado no episódio. Leia mais sobre isso neste artigo no site da National Geographic.

Rede de Sementes do Xingu
A iniciativa mencionada pela entrevistada dedica-se a coletar sementes para serem usadas na recuperação de florestas e na preservação de espécies vegetais ameaçadas. Saiba mais na página oficial da Rede de Sementes do Xingu.

O sequenciamento do genoma humano
Um dos grandes marcos recentes das ciências foi o sequenciamento completo dos genes humanos, realizado há pouco mais de 20 anos. A descoberta foi celebrada como a solução de um grande mistério, uma chave para problemas propostos desde Darwin, mas na verdade foi só um primeiro passo para elucidar o funcionamento e expressão dos genes na nossa espécie. Para Nurit Bensusan, uma posição de humildade perante as ciências é essencial: na teia infinita de relações que é a natureza, é muito maior o número de coisas que ignoramos do que o de coisas que conhecemos. Como escreve Darwin em A origem das espécies: "quão debéis são os desejos e esforços dos homens!".

Quem faz
A primeira temporada do Vinte Mil Léguas está chegando ao final. O próximo episódio-entrevista será o último desta série. Se você gostou e nos acompanhou até aqui, agora é a hora de conhecer um pouco melhor as pessoas por trás desta produção, começando pelas roteiristas e apresentadoras Sofia Nestrovski e Leda Cartum. Sofia e Leda desenvolveram e escreveram o roteiro da temporada, descobrindo a maneira de dar uma nova forma à história de Darwin e A origem das espécies.

Sofia Nestrovski é mestre em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, com uma dissertação sobre o poeta William Wordsworth (1770-1850). Ao lado de Fernanda Diamant, é coeditora de divulgação científica da revista Quatro Cinco Um e foi curadora assistente da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) de 2019. Publicou a HQ Viagem em volta de uma ervilha (com Deborah Salles, Editora Veneta, 2019) e assinou a seção semanal "Léxico" do jornal Nexo até o começo de 2019. Desde 2016, vem ministrando cursos sobre literatura inglesa para pequenos grupos, nos quais trata de autores como Shakespeare, William Wordsworth e S.T. Coleridge. Seu site é sofiasofiasofia.com.

Leda Cartum é escritora, roteirista e tradutora. É autora dos livros As horas do dia - pequeno dicionário calendário (Editora 7Letras, 2012), O porto (Iluminuras, 2016) e Bruno Schulz conduz um cavalo (Relicário, 2018). Traduziu O peso e a graça, de Simone Weil, para a Editora Chão da Feira, que saiu em 2020. É mestre em literatura francesa pela Universidade de São Paulo. Como roteirista, é coautora do curta-metragem Estação, que foi participante da Competição Oficial de Cannes em 2010, e trabalhou no desenvolvimento de diversas séries para televisão, como a primeira temporada de Me chama de Bruna (Fox). Atualmente colabora com o longa-metragem Lobo e cão, que será filmado em 2021 na ilha de São Miguel, nos Açores, pela diretora portuguesa Cláudia Varejão. Seu site é ledacartum.com.

Além disso, também gravaram juntas o curso online "Como sumir", sobre a filósofa francesa Simone Weil, para a Tapera Taperá.

Na semana que vem, conheça o resto da equipe que tornou possível a realização deste podcast.
A revista Quatro Cinco Um é uma publicação da Associação Quatro Cinco Um, entidade sem fins lucrativos voltada para a difusão da cultura do livro, do pensamento crítico e das ciências, fundada em 2017 por Fernanda Diamant e Paulo Werneck. Contribua com nossas atividades.
Assine a newsletter do Vinte Mil Léguas para receber, toda segunda-feira, o novo episódio do podcast, além de referências e conteúdo extra sobre os temas do episódio. Clique aqui para deixar de receber de uma vez todas as nossas newsletters (inclusive as exclusivas para assinantes da revista).
Para colaborar com a realização dos podcasts da Quatro Cinco Um, faça uma assinatura Ouvinte Entusiasta: com R$ 20 por mês, você nos ajuda e em troca recebe acesso completo ao site e ao nosso clube de benefícios.

https://quatrocincoum.folha.uol.com.br/br/podcasts/vinte-mil-leguas/bio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.