VOLTAR

Biolchi pede audiência pública

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
Autor: Márcio Biolchi
27 de Mai de 2003

O deputado Márcio Biolchi quer a instalação da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa em Faxinalzinho para atuar na mediação do impasse entre índios e agricultores. Em ofício à presidência da comissão, Biolchi pede urgência na realização de uma audiência pública no município do Alto Uruguai. Segundo o deputado, a medida impedirá o agravamento da situação enquanto não houver uma solução judicial para o impasse. 'A comunidade vive em clima de tensão e insegurança. A presença de uma comissão de deputados se faz necessária para levar tranqüilidade aos agricultores e aos índios e evitar o acirramento do conflito.'

Depoimentos colhidos pelo deputado, que esteve em Faxinalzinho na quinta-feira passada, mostram que a situação está insustentável após dois anos de litígio. Em março de 2002, um grupo de índios expulsos das reservas de Serrinha e de Votouro invadiu uma área da prefeitura, reivindicando a posse dos 14 mil hectares.

Desde então, os agricultores relatam ocorrências de invasões Registros policiais atestam graves situações de tensão. Embora um laudo da Funai seja favorável ao pleito dos índios, os habitantes do município contestam a presença indígena na época da colonização.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.