VOLTAR

Biodiversidade e história natural da Serra dos Carajás são tema de livro

G1 - http://g1.globo.com/
13 de Dez de 2017

Biodiversidade e história natural da Serra dos Carajás são tema de livro
Livro de pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale e do Museu Paraense Emilio Goeldi foi lançado na última terça-feira, 12.

Por G1 PA, Belém

A biodiversidade e a história natural da Serra de Carajás, no sudeste do Pará, são tema do livro "Paisagens e Plantas de Carajás", que foi lançado na terça-feira (12), em Belém. A publicação trata da evolução do local, com ênfase na Floresta Nacional de Carajás, que abriga uma das maiores províncias minerais do mundo, com ecossistemas vegetais peculiares conhecidos como cangas ou campos ferruginosos.

Dividido em capítulos, com tradução para o Inglês, a obra mostra a formação geológica do relevo de Carajás, a formação das paisagens atuais e se dedica às plantas, passando pelas interações com os animais que ali vivem, especialmente os que polinizam as flores e os que dispersam as sementes, além de situar a importância ecológica das cavernas preservadas que existem na região.

Pesquisas

O livro foi organizado pela pesquisadora botânica Daniela Zappi, do Instituto Tecnológico Vale (ITV), com textos escritos por ela, juntamente com os pesquisadores Pedro Walfir Martins Sousa, Clovis Maurity, Ana Maria Giulietti, Vera Fonseca, Guilherme Oliveira, Rodolfo Jaffe (que integram o Programa de Botânica do ITV), Pedro Viana e Nara Mota, ambos do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).

O Museu Goeldi é a instituição pioneira na investigação científica sobre a flora de Carajás, com a primeira expedição de coleta na região realizada em 1969. Há três anos, o convênio entre o MPEG e o ITV para desenvolvimento do projeto "Flora das cangas da Serra dos Carajás, Pará, Brasil" foi um passo novo para ampliar o estudo da vegetação das cangas.

Os resultados obtidos pelo projeto podem ser conferidos na publicação "Flora das cangas das Serras dos Carajás". Já o livro "Paisagens e Plantas de Carajás" embora traga o rigor da pesquisa cientifica, o assunto é abordado de forma mais leve.

"Em todos os capítulos fazemos a ponte entre o conhecimento da academia e o interesse geral sobre o tema, mas sem dúvida, as ilustrações e fotografias ajudam a tornar mais próximo este conhecimento do grande público", observa a pesquisadora Vera Fonseca, coordenadora da área de Biodiversidade e Serviços do ITV.

A edição do "Paisagens e Plantas de Carajás" estará disponível para download no site do ITV.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/biodiversidade-e-historia-natural-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.