VOLTAR

Biodiesel pode ter escopo social ampliado

GM, Nacional, p. A5
16 de Dez de 2004

Biodiesel pode ter escopo social ampliado

O programa do biodiesel, que segundo o governo deve ter cunho eminentemente social, poderá estender seus benefícios para além da matriz energética. O agrônomo José Nunes Pinheiro, pesquisador do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, que fez doutorado sobre a alimentação do bicho-da-seda com folhas de mamona, anunciou ontem que as lavouras da cultura, destinadas à produção de óleo vegetal para mistura com o diesel, prestam-se ao mesmo tempo para a alimentação do inseto e produção da seda.
O consórcio - óleo vegetal & seda - será adotado no plantio de mamona no município de Piquet Carneiro (CE), para agregar valor à cultura. "Estamos elaborando um projeto com o Instituto Centec para definir áreas experimentais, onde vamos estudar o ciclo biológico da mamona e treinar pessoas para a ação de multiplicação", disse Carneiro. Com a produção do casulo de seda, o produtor de mamona poderia obter uma renda adicional de R$ 255 a R$ 357 por hectare. segundo o pesquisador.
Carneiro observou que, depois de o bicho-da-seda consumir cerca de 1,7 mil quilos a 2 mil quilos de folhas de mamona por hectare, a produção vegetal não foi afetada. Nos experimentos para a pesquisa de doutorado, foram colhidos 2,6 mil quilos de folha por hactare.
O pesquisador elabora um novo projeto de pesquisa para definir quanto de folha a maniposa pode processar sem que a produtividade da mamona seja afetada. Segundo informa, o estudo será monitorado por extensionistas, que deverão difundir a tecnologia.

GM, 16/12/2004, Nacional, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.