VOLTAR

Biguaçu ganha escola indígena

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
28 de Ago de 2002

A entrega de ordem de serviço amanhã marca o início da construção da Escola Indígena de Ensino Fundamental Yynn-Moronti-Wherá, em Biguaçu, na Grande Florianópolis.

A solenidade será realizada às 9h, no local onde será erguida a escola. "Com mais esta obra, a rede pública estadual contará com 33 escolas indígenas", destacou a secretária-adjunta da Educação e do Desporto, Carmelina Alves Barjona.

Orçado em R$ 170 mil - recursos provenientes do salário-educação -, o empreendimento vai respeitar as tradições indígenas. Para tanto, as unidades terão formatos que lembram os costumes dos índios.

O recreio coberto, por exemplo, será octogonal, já que a figura representa a forma de organização indígena. Em torno do local, onde tradicionalmente se montam as ocas, serão construídas duas salas de aula, laboratório e biblioteca. No centro do recreio, o espaço será ocupado pela cozinha e por uma sala para exposição do material produzido e que é vendido pelos indígenas.

As obras em educação também serão intensificadas em todo o Estado. Nesta semana, o governo do Estado começou a entregar ordens de serviços a escolas de Santa Catarina.

Serão destinados R$ 3,4 mil, provenientes do salário-educação e do Fundef, que deverão ser investidos na construção de novas unidades escolares, além de melhorias e ampliações em estabelecimentos de ensino. Os investimentos beneficiarão instituições de São José, Rancho Queimado, Jaguaruna, Blumenau, Benedito Novo, Campo Alegre, Lages, Fraiburgo e Erval Velho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.