VOLTAR

BID assegura projeto turístico que promove povo guarani

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
19 de Jun de 2005

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, destacou neste sábado (18) em Assunção o valor da cultura indígena após avalizar um projeto turístico de preservação do "Mundo Guarani" na América do Sul.

Iglesias, que se encontra em Assunção para participar da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, na próxima segunda-feira (20), ratificou uma ajuda do BID ao Paraguai para inserir no circuito turístico da região a antiga rota dos guaranis, que inclui territórios do Brasil, Argentina e Uruguai.

"Não há desenvolvimento sustentável se não há investimento nas tradições culturais. A cultura guarani é a essência deste país, e da América Latina, porque se expandiu generosamente em toda a região", afirmou o presidente do BID.

Iglesias indicou que o organismo está disposto a colaborar com este tipo de programas como uma fonte de receita dos países, através de iniciativas conjuntas como as do Paraguai, para preservar o ecossistema e os costumes indígenas.

"O Banco se comprometeu com estas iniciativas, temos o mundo maia e estamos trabalhando com projetos vinculados à rota inca", acrescentou o presidente do BID.

"O Mundo Guarani tem como principal objetivo o melhoramento das condições de vida da população da região através de sua inclusão e participação na indústria turística", diz o acordo, assinado pela chanceler do Paraguai, Leila Rachid.

O projeto, que além dos recursos do BID conta com fundos do organismo que administra a represa de Itaipu, é controlado por uma iniciativa multilateral, que inclui também as secretarias de Educação e Cultura e a de Turismo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.