VOLTAR

Bichos de estimação de indígenas serão vacinados

Folha de Boa Vista
14 de Mar de 2008

Neste sábado e domingo (15 e 16), as equipes da Campanha Municipal Itinerante de Vacinação Anti-rábica vão percorrer as comunidades indígenas Campo Alegre, Mauixi, Vista Nova, Ilha, Lago Grande e Milho. Os moradores dessas localidades poderão vacinar cães e gatos, além de solicitar a aplicação de anticoncepcionais para cadelas.

De acordo com a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Ana Maria da Nóbrega, os técnicos também farão coleta de sangue para exame de Leishmaniose Visceral Canina (Calazar). Eles ainda vão orientar os moradores dessas localidades sobre a importância de manterem as vacinas dos animais em dia. "As pessoas devem lembrar de vacinar seus animais todos os anos", ressalta Ana Maria.

A raiva é uma doença causada por um vírus (Lyssavírus) e transmitida entre os mamíferos pela saliva de animais doentes. A contaminação ocorre por meio da mordida ou arranhadura e lambedura de mucosas (boca, por exemplo) e pele com ferimentos. A dose da vacina anti-rábica é anual e pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de vida.

Os proprietários que não vacinarem seus animais durante a visita aos bairros ou nas comunidades rurais e indígenas, poderão imunizá-los no dia \\\"D\\\", que acontece em setembro. As vacinas também são oferecidas gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses, avenida Centenário, No. 469, bairro Centenário.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.