VOLTAR

Belo Monte: Dilma será convocada pelo Senado para debate sobre usina

Canal Energia - www.canalenergia.com.br
06 de Jun de 2008

Autor do requerimento alega que construção enfrenta resistências de ambientalistas e indígenas, além da paralisação dos estudos ambientais

O presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), informou nesta quinta-feira, 5 de junho, que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve ser convocada para debater, no próximo dia 19 de junho, a situação da hidrelétrica de Belo Monte (PA, 11.181 MW).

A discussão foi proposta pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que alega que a construção da usina, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento pela ministra, enfrenta resistências de ambientalistas e indígenas. Além disso, o senador lembra que os estudos de impacto ambiental de Belo Monte permanecem suspensos pela Justiça.

Perillo explicou que o requerimento para presença da ministra no debate foi aprovado em fevereiro, mas que precisou ser adiada em função da substituição na presidência do Ministério do Meio Ambiente. Com a mudança no cargo, Ribeiro deverá apresentar adendo ao requerimento para a inclusão do nome do ministro recém empessado do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A comissão convocou também a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa; o presidente da Eletrobrás, Antônio Muniz; o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza; o presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim. As informações são da Agência Senado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.