VOLTAR

Belo Monte: consórcio entrega documentos

O Globo, Economia, p. 21
11 de Mai de 2010

Belo Monte: consórcio entrega documentos
Trâmite na Aneel é necessário para ratificar leilão. Grupo pode mudar na fase de obras

Mônica Tavares

O consórcio Norte Energia, que venceu o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, entregou ontem à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), último dia do prazo, os documentos de habilitação, que garantem a aptidão do grupo e são essenciais para ratificar o vencedor do certame. O órgão tem até o próximo dia 24 para apresentar o resultado do julgamento.

Até 23 de setembro, quando está prevista a outorga da concessão, o consórcio terá que formar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para tocar o negócio.

A SPE poderá ser formado por empresas diferentes das que integraram o consórcio original.

Uma das grandes expectativas é sobre quais autoprodutores - empresas que consomem muito energia devido à natureza de suas atividades - vão se associar ao empreendimento. São candidatos Usiminas, Gerdau, CSN, Alcoa e Braskem.

Formam atualmente o Norte Energia Chesf (49,98%), Construtora Queiroz Galvão S/A (10,02%), Galvão Engenharia S/A (3,75%), Mendes Junior Trading Engenharia S/A (3,75%), Serveng-Civilsan S/A (3,75%), J Malucelli Construtora de Obras S/A (9,98%), Contern Construções e Comércio Ltda (3,75%), Cetenco Engenharia S/A (5%) e Gaia Energia e Participações (10,02%).

O Globo, 11/05/2010, Economia, p. 21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.