VOLTAR

Belém (PA) recebe o 5o Proteja talks nesta terça-feira, 17

IPAM - https://ipam.org.br/
17 de Out de 2023

Belém (PA) recebe o 5o Proteja talks nesta terça-feira, 17

17 de outubro de 2023 | Notícias

Em sua 5o edição, o Proteja Talks ocorrerá no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, nesta terça-feira, 17, o evento será palco de discussões sobre áreas protegidas e os desafios do combate à crise climática. A proposta é que o público assista, presencialmente ou on-line, relatos de pessoas fundamentais para a luta contra a crise climática. Inscrições gratuitas pela plataforma Sympla.

Com 9 palestrantes que são referências em ativismo ambiental em todo o país, a novidade deste ano é um painel sobre "comunicação e áreas protegidas", que pretende reunir jornalistas e comunicadores que vão debater a cobertura de áreas protegidas, além da exposição de conteúdos jornalísticos produzidos por comunicadores de todo território amazônico nacional.

A mediação desta edição será de Cristian Wari'u, comunicador indígena do povo Xavante, contou sobre sua expectativa como apresentador: "Como comunicador indígena, é um feito muito grande por ser meu primeiro trabalho como mestre de cerimônia. É um desafio e também uma vontade que eu já tinha de fazer apresentações ao vivo, assim como tenho feito em meus vídeos de forma virtual." comentou, fazendo referência ao seu trabalho de influencer nas redes sociais.

Cristhian é o quarto mestre de cerimônias indígena do PROTEJA Talks, que já teve Samela Sateré Mawé, Kauri Waiapi e Gabriela Luz como mediadora de outras edições. Ele menciona que o PROTEJA Talks é uma exceção num cenário de eventos com maioria não indígenas: "Infelizmente acaba sendo uma regra de muitos eventos, muitos dos quais eu fui eu era o único, e ter essa diversidade de protagonismo no palco, tanto por parte do mestre de cerimônia quanto dos palestrantes traz uma originalidade muito mais forte a essa edição." completa Christian Wari'u.

Oportunidade para comunicadores
Para o belenense Armando Ribeiro, é essencial que as pessoas da comunicação se engajem e se envolvam mais nos debates relacionados à proteção das áreas protegidas, "Já estamos vivenciando diversos problemas ocasionados pelas mudanças climáticas, como as secas e cheias extremas na Amazônia, que afetam o acesso da população a serviços básicos de saúde, alimentação e transporte. Estar por dentro dessas histórias, saber como contá-las e o que as ocasiona vai ser um grande diferencial para os profissionais da área, principalmente para quem já é da Amazônia", explica o jornalista que participará presencialmente do Proteja Talks pela primeira vez.

O painel vai trazer todas essas discussões pelo olhar de profissionais da comunicação que estão há muitos anos realizando e engajando nessas temáticas. Entre os debatedores estão: Bruno Bassi, comunicador e pesquisador do "De olho nos ruralistas"; Ariene Susui, jornalista, pesquisadora e ativista indígena; Jalília Messias, primeira mulher a realizar cobertura nacional para a TV Globo, no Pará; Brunna Silva, advogada e comunicadora amapaense, coordenadora de comunicação da associação Gira Mundo, e Lúcio Flávio Pinto, jornalista paraense e único brasileiro na lista dos 100 mais importantes jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras.

A abertura do painel será feita por Thiago Medaglia, fundador do Ambiental Media e ex-editor do InfoAmazônia, e a mediação será realizada por Bryan Araújo, diretor de projetos para Amazônia da Internews.

Palestrantes de toda a Amazônia
Esta edição conta com palestrantes de diversos estados do território amazônico, que contarão histórias de sucesso sobre preservação de áreas protegidas.

São eles: Luciene Kaxinawá, primeira jornalista e apresentadora indígena da TV Brasileira; Isabel Castro, pesquisadora do IPAM e coordenadora do "Tô no Mapa", projeto que mapeia territórios de povos tradicionais no Brasil; Mydjere Kayapó Mekrangnotire, liderança indígena no sul do Pará, e relações públicas do instituto Kabu, com forte atuação contra o garimpo ilegal; Yura Marubo, especialista em direitos indígenas; Luise Lima, da Enactus UFPA (Entrepreneurial Action Us da Universidade Federal do Pará), onde trabalha em conjunto com mais 25 jovens para a concretização dos objetivos de sustentabilidade da agenda 2030 da ONU; Manoel Cunha, extrativista e gestor da reserva extrativista Médio Juruá; Cristiane Baré, liderança pelos direitos dos povos indigenas; José Carlos Baliza, liderança quilombola.

Os pilares que sustentam esse modelo de evento é a capacidade de compartilhar ideias e inspirar pessoas. Foi esse ideal que levou as TEDTalks, originadas na Califórnia, a se tornarem um modelo de conferência tão difundido ao redor do mundo. As "talks" são um modelo de palestras mais curtas e eficazes para chamar a atenção para um único tópico e a proposta é trazer informações multidisciplinares que busquem alguma mudança ou atitude para quem assiste ou para a comunidade local.

Portal Proteja
O Proteja Talks é uma ação do PROTEJA, uma iniciativa construída por uma rede de organizações e focada em promover a preservação de áreas protegidas por meio da difusão do conhecimento. Nesta edição do PROTEJA TALKS, os relatos e debates vão pavimentar o caminho para COP 30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que também acontecerá em Belém, em 2025, e o fio condutor desse diálogo é o combate a ameaças ambientais em áreas protegidas.

Apoio e Organização
O evento recebe o apoio do Governo do Pará, por meio da SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e da Secult (Secretaria de Cultura); da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional); e NORAD (Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento).

Os organizadores do evento são: IPAM, WCS (Wildlife Conservation Society), ISA (Instituto Socioambiental), Internews, COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), TNC (The Nature Conservancy), IPÊ(Instituto de Pesquisas Ecológicas) e IIEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil).

https://ipam.org.br/belem-pa-recebe-o-5-proteja-talks-sobre-areas-prote…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.