VOLTAR

Bebês indígenas de MS fazem exames auditivos

Agora MS
26 de Jun de 2007

Na semana passada, recém-nascidos da Aldeia de Sucuriu em Maracajú, e Lagoa Rita, em Douradina, foram encaminhados por meio Pólo-base da Funasa em Dourados (MS) para testes auditivos no Hospital da Mulher. A iniciativa tem como objetivo descobrir as possíveis causas da surdez entre crianças indígenas da região.

Três bebês indígenas apresentaram sintomas de surdez e o Pólo-base de Dourados os encaminhou para exames mais avançados na Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf), em Campo Grande. Todos os exames foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Há seis anos, este procedimento é realizado pela a Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul (Core/MS), por meio do Pólo de Dourados, que encaminha bebês indígenas de até 30 dias ao Hospital da Mulher para realizar teste auditivo.

Para a fonoaudióloga do Hospital da Mulher em Dourados e responsável pelo atendimento dos bebês encaminhados pela Funasa, Simone Espinosa, a triagem feita nos primeiros dias de vida é importante para saber o que pode ocasionar a doença.

A criança é submetida ao som equivalente a 82 decibéis, emitido por um sino, a 30 centímetros de distância de seu ouvido. "Se o bebê apresentar sintomas de perda de audição, continuaremos acompanhando trimestralmente, até a criança completar um ano", afirma a especialista.

Segundo Simone Espinosa, as causas podem ser desde hereditariedade ao ambiente em que vivem (ruídos, condições climáticas, higiene inadequada, entre outros).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.