VOLTAR

Barra da Lagoa de Ibiraquera em Imbituba será aberta

Rédio Difusora AM 910 - www.difusora910.com.br
Autor: Tony Marcos
06 de Fev de 2009

Situada no território da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, a barra da Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba, será aberta nesta sexta-feira (6/2). A decisão pelo melhor momento dessa ação é de competência legal da Unidade de Conservação e já conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município.

Em reunião com um coletivo de pescadores artesanais e moradores da região, realizada na terça-feira (03) no Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), a abertura foi relatada como necessária para diminuir a poluição da lagoa. Para os pescadores artesanais, esse é o momento ideal, considerando a pequena probabilidade dos camarões jovens seguirem para o oceano.

O alto índice de poluição da Lagoa de Ibiraquera se deve principalmente às moradias irregulares que vêm se multiplicando nas áreas de preservação permanente e na linha de terra de marinhas. As construções escoam o esgoto diretamente para a lagoa. Com a chegada de veranistas, a diversão se transforma em perigo para a saúde pública.

Os pescadores artesanais, também moradores da área turística, concordam com a abertura da barra e afirmam que a ação deve acontecer imediatamente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.