VOLTAR

Barack Obama vai à cúpula do clima na semana decisiva

OESP, Mundo, p. A21
06 de Dez de 2009

Barack Obama vai à cúpula do clima na semana decisiva

Da Redação

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou anteontem que comparecerá à conferência do clima de Copenhague na segunda semana do evento, quando o debate do novo acordo para redução dos gases de efeito estufa estará em fase decisiva.
A notícia foi bem recebida por ambientalistas, que reclamavam da data escolhida anteriormente por Obama. A ideia anterior era a de aproveitar sua viagem a Oslo para receber o Prêmio Nobel da Paz e passar pela Dinamarca também, mas essa agenda foi alvo de críticas, pois poucos chefes de Estado estarão no evento em seu início.
"O presidente crê que uma liderança contínua dos EUA seria mais produtiva com sua participação no fim da conferência, em 18 de dezembro", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, na sexta-feira à noite.
A mudança não amplia porém a margem de manobra de Obama para negociar um tratado internacional de força legal. Sua proposta de lei para reduzir as emissões de gases-estufa nos EUA está parada no Congresso. Sem sua aprovação, o presidente não pode se comprometer ainda com uma meta de corte expressa em números.

OESP, 06/12/2009, Mundo, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.