VOLTAR

Banco Mundial quer pagar a países que preservam florestas tropicais

OESP, The Wall Street Journal Americas, p. B14
11 de Jun de 2007

Banco Mundial quer pagar a países que preservam florestas tropicais

Por Tom Wright
The Wall Street Journal

O esforço global para conter as mudanças climáticas pode em breve incluir o pagamento a países tropicais para que não desmatem suas florestas, a começar por um projeto piloto do Banco Mundial.

O Banco Mundial está planejando criar um fundo de investimento de US$ 250 milhões para recompensar países como o Brasil, a Indonésia e a República Democrática do Congo pelo "desmatamento evitado". Até agora, os esforços feitos de acordo com o Protocolo de Kyoto, o tratado internacional para redução das emissões de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global, foram centrados na redução das emissões dos diversos setores da economia.

Depois da reunião na semana passada na Alemanha, o Grupo dos Oito países mais ricos concluiu que parar o desmatamento pode ser uma forma de dar uma "contribuição significativa e de baixo custo para mitigar as emissões de gases do efeito estufa" e encorajou o desenvolvimento do projeto do Banco Mundial.

O desmatamento responde por cerca de 20% das emissões globais de gás carbônico, principalmente por causa das queimadas. Ele é a principal causa de gases do efeito estufa em alguns países em desenvolvimento, como o Brasil. O Banco Mundial diz que áreas de floresta equivalentes ao tamanho de Portugal estão sendo desmatadas todos os anos.

Ainda não se tem certeza se o novo fundo do Banco Mundial vai atrair muito investimento. Pelo Protocolo de Kyoto, salvar árvores existentes não se qualifica como meio de gerar "créditos" no mercado internacional de emissões de gás carbônico.

Benoit Bosquet, um especialista em manejo de recursos naturais do Banco Mundial que está liderando os esforços para levar adiante o projeto piloto, disse ao Wall Street Journal que as autoridades dos países desenvolvidos chegaram à conclusão de que não podem ignorar os efeitos do desmatamento na mudança climática. "É a primeira vez que há um reconhecimento num escalão tão alto da necessidade de se incluir uma compensação financeira para evitar o desmatamento", disse Bosquet.

Muitos dos detalhes de como o projeto vai funcionar ainda precisam ser acordados. O Banco Mundial tem esperança de que os países do G-8 vão fornecer a maior parte dos US$ 250 milhões, disse Bosquet. O banco vai começar a identificar projetos em cinco países com matas virgens importantes - Indonésia, Brasil, República Democrática do Congo, Costa Rica e Papua Nova Guiné. O programa só vai considerar para inclusão terras do governo, e não propriedades privadas.

O banco vai trabalhar com governos, comunidades locais e organizações não-governamentais para estabelecer diretrizes sobre como monitorar rigorosamente os projetos e assegurar que o dinheiro só seja encaminhado para quem rigorosamente proteger as áreas florestais.

Para se qualificar para o dinheiro, os governos vão ter também de se inscrever em planos nacionais de ação para combater problemas como a extração ilegal de madeira.

OESP, 11/06/2007, The Wall Street Journal Americas, p. B14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.