VOLTAR

Bancada vai pressionar Funai

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com
Autor: Ane Furtado
22 de Set de 2011

A bancada cearense no Congresso se reuniu na tarde de ontem com o governador do Estado, Cid Gomes, para tratar das prioridades para a apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União 2012. Os deputados e senadores cearenses aproveitaram o encontro para debater assuntos de interesse dos parlamentares e principalmente cobrar do governador um acompanhamento dos projetos estruturantes do Estado. O principal resultado da reunião foi a definição de que a bancada vai se reunir no próximo dia 27, terça-feira, com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcio Moreira, para tentar acelerar o estudo que identificará as terras dos índios Anacé, culminando na liberação do terreno onde será construída a refinaria da Petrobras no Ceará.

"Estive no dia 12 de setembro com o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e ele me informou que esse é um dos últimos entraves para o início das obras da refinaria. De posse desta informação, marquei uma audiência com o presidente da Funai e agora toda a bancada vai trabalhar para agilizar isso", afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

Atraso

A primeira parte da licença do terreno da Refinaria já foi liberada, no entanto, uma tribo indígena, considerada extinta há mais de 10 anos, reclama agora a posse do terreno. Caso a bancada não consiga agilizar o processo, a segunda parte da licença só sairá no segundo semestre de 2012, o que atrasará em um ano o início das obras.

De acordo com a assessoria do governador, no encontro com a bancada, entre os projetos apresentados por Cid Gomes está o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O projeto compreende um sistema de canais que circulará o Estado por meio de gravidade e deve ser contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Outro projeto apresentado durante a reunião foi o de ampliação do Porto do Pecém. Também foram debatidos os projetos do Arco Metropolitano, que partirá da rodovia BR-116, no município de Chorozinho, até a BR-222, próximo ao Pecém.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1045377

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.