VOLTAR

Baía da Traição: Funasa conclui obras nas terras indígenas

Paraiba.com.br - www.paraiba.com.br
04 de Set de 2008

A Fundação Nacional de Saúde na Paraíba recebeu, no inicio do mês de agosto, a conclusão definitiva das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, realizada nas comunidades indígenas de aldeia de São Francisco, e de Akajutibiró, ambas localizadas no município de Baia da Traição.

O primeiro projeto, que beneficia a aldeia de São Francisco, foi avaliado em mais de R$ 94 mil e é fruto de mais uma missão da Funasa na Paraíba, voltada para área indígena. A vigência para realização deste serviço se deu de junho de 2006 e foi executado em pouco menos de dois anos.

A obra teve como objetivo, reforçar o sistema de abastecimento de água na comunidade, já que este se encontrava bastante precário, e atender as carências da população indígena.

De acordo com os engenheiros que assinaram o termo definitivo de recebimento da obra, Edmilton Nunes e Mario Onuki, todo o cronograma definido pelo projeto foi atendido em sua integra, constando desde a extensão da rede coletora, instalação da rede elétrica e conclusão da subestação transformadora até a rede de distribuição.

Durante a vistoria da obra, foi verificada a inexistência de defeitos e incorreções aparentes, tendo sido o objeto pactuado, executado na sua totalidade.

Conforme o engenheiro Mario Onuki, esta é mais uma obra concluída com os recursos públicos liberados pela Fundação Nacional de Saúde na Paraíba.

Já o projeto relacionado à comunidade de Akajutibiró, só pôde ser concluído porque a empresa responsável conseguiu suprir a necessidade da comunidade, construindo a ampliação do sistema de abastecimento de água pela aldeia de Caiera, localizada no município de Marcação.

Como o lençol freático da aldeia de Akajutibiró apresenta um alto teor de salubridade, a empresa responsável pelo serviço estendeu as tubulações, interligando as duas aldeias e beneficiando toda a comunidade.

Assim como na aldeia de São Francisco, as obras de ampliação do sistema de abastecimento vizinho, em Marcação, também foram entregues sem a existência de defeitos e incorreções aparentes, demonstrando que o projeto foi cumprido em toda a sua integra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.