VOLTAR

Bahia tenta barrar ampliação de parque

OESP, Geral, p.A11
20 de Jul de 2004

Bahia tenta barrar ampliação de parque
Líder do PFL na Câmara apresentou projeto que revoga aumento do Grande Sertão Veredas
João Domingos
BRASÍLIA - Criado em 1989, com 84 mil hectares, e ampliado em maio para 231 mil, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas corre o risco de voltar a seu tamanho original. O líder do PFL na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), apresentou projeto de decreto legislativo que revoga o ato de ampliação. Quando surgiu, o parque ocupava parte do noroeste de Minas; agora, avançou sobre o sudoeste baiano. "Não foram feitos os estudos técnicos que permitam identificar a dimensão mais adequada do parque", diz.
O governo da Bahia resiste ao aumento porque vê na área um futuro para a ampliação de sua fronteira agrícola. O governador Paulo Souto (PFL-BA) chegou a dizer ao secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, que a nova configuração atrapalharia a economia baiana. "Pode atrapalhar no futuro, não agora", responde Capobianco.
Para ele, uma das medidas principais com a ampliação foi a proteção às nascentes do Rio Carinhanha. "É uma medida que faz parte da revitalização do Rio São Francisco. Quando o Carinhanha deságua, o Velho Chico ganha vazão de 20%", disse. "O parque não impacta nem direta nem indiretamente nenhuma atividade econômica em desenvolvimento na região e não impede nenhuma atividade planejada."
O projeto de decreto legislativo é previsto na Constituição. É um instrumento poderoso do Legislativo, que pode revogar um ato do presidente da República ou de seus ministros, desde que os congressistas concluam que o Executivo exorbitou de suas funções. Envolve conflito de poderes. Por isso, toda vez que é apresentado acaba por mobilizar forças políticas de todos os lados, à procura de uma solução.
O nome do parque é homenagem ao romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Fica na área em que se passa a trama com os jagunços do livro, como Riobaldo, Ricardão e Hermógenes. É uma área de sertão e de veredas.

OESP, 20/07/2004, p.A4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.