A Tarde-Salvador-BA
30 de Nov de 2004
Mesmo criticado, pela imprensa e por caciques, por promover o mais desorganizado dos sete torneios indígenas, o governo da Bahia está preparando, para lançar antes dos próximos jogos, uma publicação ensinando como realizar campeonatos envolvendo índios. O projeto se chamará Caderno de Encargos para os Povos Indígenas.
"O governo da Bahia assumiu compromisso com líderes indígenas: vai editar e doar, este caderno, detalhando o número de médicos, enfermeiros, dar dicas administrativas e de instalação" explicou o coordenador dos Jogos Indígenas, José Olímpyo Silva Neto. Em capítulos, o trabalho ensinará também como implementar, telhados, infra-estrutura, transportes e outros serviços.
De acordo com a Setras, no encontro de secretário gestores, em Brasília, em 2003, a Bahia se candidatou para sediar os Jogos dos Povos Indígenas de 2005. Mas em abril de 2004, o órgão foi procurado pelo Ministério dos Esportes, "porque teria havido problemas com as lideranças indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, que não poderia mais sediar os Jogos.
Antecipada a realização dos jogos na Bahia, não houve tempo para organização. O representante da Setras, defendeu a idoneidade dos construtores das ocas, a Ong Instituto Tribos Jovens e a empresa Congrega Bahia, e culpou "a burocracia do Estado" para justificar questões levantadas
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.