VOLTAR

Bacia do Xingu corre risco de ser cortada em duas partes pelo desmatamento

TV CUltura/UOL - https://cultura.uol.com.br/noticias/
26 de Abr de 2021

Bacia do Xingu corre risco de ser cortada em duas partes pelo desmatamento
Corredor biológico é única faixa que protege o sistema da separação; acontecimento prejudicaria povos da região, a fauna e o clima

Da Redação
26/04/2021 19h21

A bacia do Xingu, área de mais de 530 mil Km2 entre Mato Grosso e Pará, corre o risco de ser cortada em duas partes pela derrubada das árvores. O acontecimento prejudicaria povos da região, a fauna e o clima. A previsão é de relatório do Instituto Socioambiental em parceria com a ONG Rede Xingu +.

Entre 2018 e 2020, mais de 513 mil hectares de florestas foram destruídos. São 149 árvores derrubadas por minuto.

"Falta pouco menos de 50 quilômetros para uma frente de estrada alcançar a outra frente de estrada que está do outro lado. O que está segurando as duas frentes é o corredor de áreas protegidas", diz Ricardo Abad, analista do geoprocessamento do Instituto Socioambiental.

Leia também: Superlua rosa poderá ser vista do Brasil nesta madrugada

A quebra do corredor biológico é motivo de preocupação. Ele liga parte da floresta densa com uma região de transição na cabeceira do Rio Xingu. As florestas da bacia do Xingu representam uma das maiores e mais estáveis reservas de carbono da Amazônia Oriental. O desmatamento ainda atinge os 26 povos indígenas da região, uma vez que mata espécies que servem de caça.

Confira reportagem do Jornal da Tarde:

https://cultura.uol.com.br/noticias/19640_bacia-do-xingu-corre-risco-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.