VOLTAR

Ausência do presidente da Funai em reunião no STJ causa indignação aos indígenas

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Benedito Mendonça
27 de Abr de 2005

Cerca de 100 lideranças indígenas, representantes de dezenas de etnias brasileiras, e organizadores da mobilização nacional Terra Livre ficaram indignados com o não comparecimento do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, na audiência pública que está sendo realizada no auditório do Superior Tribunal de Justiça. Ontem (26) ele havia confirmado sua presença.

De acordo com o índio pataxó Luiz Titia, a decisão tomada pelo presidente da Funai está ligada à pressão feita pelas lideranças indígenas e pelas autoridades do Ministério Público Federal para que a Fundação trabalhe mais próxima dos interesses dos índios.

Um documento está sendo elaborado, pedindo a saída de Mércio Pereira Gomes da presidência da Funai. O texto deverá ser encaminhado ainda hoje ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. As lideranças alegam que Gomes não tem mais o respaldo do movimento indígena, nem das lideranças que estão em Brasília em busca de um diálogo com o governo Lula.

Os indígenas e representantes de entidades ligadas ao movimento participam do terceiro dia do Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas, que vai até sexta-feira, em Brasília.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.