VOLTAR

Aumento dos focos de calor é registrado pelo Ibama em Rondônia

Ibama - http://www.ibama.gov.br
14 de Jun de 2011

No período de 01 de janeiro a 13 de junho de 2010, foram registrados 306 focos de calor em Rondônia. Já neste ano, no mesmo período, foram registrados 338, um aumento de mais de 10%.

Os focos estão dispersos e não adensados, como no ano passado, o que dificulta o combate aos incêndios florestais, espalhando-se ao longo das BRs 364, 421 e 325. A preocupação aumenta em razão da massa seca que está chegando do Mato Grosso e que deverá agravar-se no período de seca.

O Ibama/RO selecionou 200 brigadistas, que vão compor 8 brigadas nas regiões mais endêmicas do estado - Candeias do Jamari, Pimenta Bueno, Guajará Mirim, Campo Novo de Rondônia, Costa Marques, Machadinho d'Oeste, Nova Mamoré e União Bandeirantes (distrito de Porto Velho) - ao custo de aproximadamente R$ 5 milhões, investidos diretamente em Rondônia durante os 6 meses de estiagem.

A superintendência do órgão está propondo ao governo estadual a formação de mais 8 brigadas a fim de reforçar o atual efetivo, disponibilizando todo o seu know-how nos processos de seleção e capacitação. O governador mostrou-se interessado e sensível em relação ao assunto.

Para o superintendente do Ibama em Rondônia, César Luiz da Silva Guimarães, "o fogo em Rondônia, além de ser um problema de saúde pública, demanda uma mudança cultural por meio de trabalhos de educação ambiental e utilização de alternativas ecologicamente viáveis".

http://www.ibama.gov.br/archives/15980

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.