VOLTAR

Aumenta para 960 o número de Araras-azul-de-lear

ICMBio - www.icmbio.gov.br
23 de Jul de 2008

A Arara-azul-de-lear, uma das aves mais raras do Brasil, obteve um crescimento populacional acima das expectativas, com 960 indivíduos. Os dados são do último censo realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres (Cemave), centro especializado do Instituto Chico Mendes, que coordena e monitora desde 2001 as ações de conservação e manejo da espécie. Desde o início do projeto e da padronização da metodologia dos censos, a população cresceu de 246 indivíduos até os 960 encontrados desde a última pesquisa

O censo foi realizado no período de 11 a 13 de julho nos sítios de dormitório localizados em Jeremoabo, Canudos e Euclides da Cunha, na Bahia. Foram realizadas contagens diretas e simultâneas nos paredões da região com o apoio da Fundação Biodiversitas, da Estação Ecológica do Raso da Catarina – unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes e de voluntários dos municípios.

Segundo o analista ambiental e responsável pela base de campo, Kleber Gomes, o resultado surpreendeu a todos, pois eram esperados apenas 810 animais, número menor do que os 960 encontrados. "Acreditamos que o incremento na população das aves se deve ao crescimento reprodutivo com baixa taxa de mortalidade, além da maior quantidade de alimentos e consciência ecológica da população", comenta Gomes.

A Arara azul-de-lear é exclusiva do bioma da caatinga e aparece na lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção como Criticamente em Perigo e da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como Criticamente Ameaçado.

Projeto Arara-azul-de-lear - Para os técnicos do Cemave, importante trabalho vem sendo realizado por um grupo de entidades que objetivam reduzir as ameaças sofridas pela Arara-azul-de-Lear. Destaca-se no Plano de Manejo da Arara-azul-de-lear, assegurar a proteção da população da espécie em sua área de ocorrência original, além de garantir a integridade de seu habitat. Dentre os projetos em andamento está o replantio da palmeira Licuri, principal fonte de alimento das aves, e o programa de Educação Ambiental para estudantes da região.

O Cemave tem atuação nacional e é vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Está localizado na grande João Pessoa (PB) e conta com duas bases regionais: uma para o Centro-Oeste e Norte, em Brasília/DF e outra para o Sul e Sudeste, em Itajaí/SC, além de uma base de campo em Jeremoabo/BA, para os trabalhos com a Arara-azul-de-lear. Para saber mais acesse o site: www.icmbio.gov.br/cemave.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.