VOLTAR

Auditoria Interna da Funai fará avaliação dos processos de promoção de direitos sociais em terras indígenas

Funai - https://www.gov.br
30 de Jan de 2025

A Auditoria Interna (Audin) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vai dar início à averiguação dos trabalhos da autarquia relativos às atividades de promoção de direitos e políticas públicas assistenciais, especialmente previdência pública, em terras indígenas. Trata-se da Auditoria RA-039, prevista para ocorrer no período de 1o de fevereiro a 30 de abril deste ano.

Nesta quarta-feira (29), houve a apresentação de como se dará o trabalho, o qual envolverá a Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), a Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), o Serviço de Proteção Social (Seps) e 373 unidades descentralizadas da Funai, entre Coordenações Técnicas Locais (CTL), Coordenações Regionais (CRs) e Coordenações de Frentes de Proteção Etnoambiental (CFPEs).

A Auditoria RA-039 deve considerar, principalmente, as particularidades dos povos indígenas, como dificuldade de acesso, falta de documentação, dificuldades linguísticas, entre outras.

De acordo com a auditora-chefe substituta, Maysa Sena de Carvalho, a Audin mapeou os principais pontos críticos de atuação da Funai e elaborou uma matriz de riscos para avaliação. Segundo ela, foi desse mapeamento que surgiu a Auditoria RA-039. "O nosso compromisso é agregar valor aos processos de trabalho das unidades descentralizadas e instâncias administrativas da Funai com foco em gestão de riscos, controle e governança", explicou. Além dessa, há mais três auditorias previstas para 2025 na área de gestão de risco e de georreferenciamento.

Audin
O papel da Auditoria Interna é auxiliar a Funai a alcançar seus fins institucionais avaliando de forma sistemática, objetiva e independente a eficácia dos processos de gestão de riscos, de controle interno e de governança.

Como parte das atribuições da Audin, o trabalho de avaliação consiste na obtenção e na análise de evidências. O objetivo é fornecer opiniões ou conclusões independentes sobre um objeto de auditoria, avaliando governança, riscos e controles internos relativos ao objeto e à unidade auditada, e, assim, contribuir para o seu aprimoramento.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/auditoria-interna…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.