VOLTAR

Audiência Pública debaterá preservação de nascentes do Pantanal

Correio de Comrumbá - http://www.correiodecorumba.com.br/
Autor: Luciana Ramires
16 de Mai de 2016

Na próxima quarta-feira (18) de maio, ás 14hs, será realizado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Audiência Pública com o tema "Salve as Cabeceiras do Pantanal". A proposta desse debate foi proposta pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, deputado Paulo Corrêa (PR) e pelo presidente da casa o deputado Junior Mochi.

Durante a audiência será discutida a consciência ecológica e a degradação das nascentes que formam os rios do Pantanal, a preservação do ambiente natural, e as suas conseqüências. Paulo Correia explicou dizendo "Vamos discutir a proteção das nascentes e áreas de preservação permanente da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai. É importante o envolvimento das instituições e da sociedade na defesa das cabeceiras dos rios que abastecem o Pantanal, que necessitam de proteção, pois são lá que os problemas ambientais se originam, provocando conseqüências graves na planície. O maior desafio é despertar a consciência ecológica".

No evento serão abordados os temas sobre os aspectos gerias da geomorfologia do Pantanal e atuação do IBAMA na região, avanços das áreas de plantação de soja e seus efeitos, a situação dos alagados na região do Rio Miranda e percepção e atuação da Polícia Militar Ambiental com relação aos crimes ambientais nas nascentes das Áreas de Proteção Permanente.

Desde 1988 o Pantanal é considerado Patrimônio Nacional, e em 2000 a UNESCO reconheceu a região como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, sendo que a Bacia do Rio Paraguai abrange a maior planície inundável do planeta.

O Rio Paraguai nasce no Brasil e sua região hidrográfica abrange uma área de 1.095.000 km², sendo que 33% deste total está em território brasileiro e abastece várias cidades do interior do Estado.

Serão convidados para a audiência os palestrantes: o geógrafo Aguinaldo Silva, da UFMS, o agente ambiental federal Márcio Ferreira Yule, do IBAMA, o engenheiro agrônomo, diretor executivo da SOS Pantanal, Nicholas Kaminski e Miguel Milano, conselheiro da Fundação Neotrópica do Brasil, o Ten. Cel. Jefferson Vila Maior, comandante da Polícia Militar Ambiental de MS e o Tem. Cel Angelo Paccelli Cipriano Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro.(Com informações da Assessoria de Imprensa).

http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=23090

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.