VOLTAR

Audiência decidirá sobre Unidade de Conservação em SE

Infonet - http://www.infonet.com.br/
01 de Nov de 2014

Com a finalidade de manter ecossistemas naturais de importância regional ou local, e ainda regular o uso admissível da área de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), promoverá Consulta Pública no próximo dia 04 de novembro, às 8h30, na Escola Municipal Santo Antônio, instituição de ensino localizada no município de Siriri.

Com aproximadamente 100 hectares de Mata Atlântica e situada entre os municípios de Siriri e Capela, a nova Unidade de Conservação da Natureza Estadual tem a proposta de uso sustentável. Com isso, será inserida na categoria de Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). A consulta contará com a participação dos comitês de bacias, prefeitos dos municípios e comunidade em geral.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a entrega dos estudos para a criação da UC representa o compromisso do Governo do Estado para com o fortalecimento do Sistema Estadual de Áreas Protegidas em Sergipe. "O governo aproveita as potencialidades naturais de Sergipe, criando estratégias que garantam o desenvolvimento de ações de proteção, recuperação ambiental, pesquisa, educação ambiental e uso sustentável de recursos ambientais", frisou o secretário.

Estudos iniciais

Sob a coordenação geral da Semarh de Sergipe, os estudos para a criação da Unidade de Conservação da Mata do Cipó foram iniciados em agosto de 2013. As pesquisas em campo foram realizadas por 15 pesquisadores. Entre a equipe multidisciplinar estiveram zoólogos, botânicos, entomólogos, engenheiros florestais e ecólogos, integrantes do grupo da pesquisa da fauna e flora de Sergipe (Biose) e dos departamentos de Biologia e Ecologia da UFS.

Durante estudos na área da Mata do Cipó foram apontados, o levantamento da litologia dos solos, da geomorfologia, do clima, do uso do solo no entorno da mata, aquíferos e hidrologia.

Interação

Com a criação da nova UC nasce a perspectiva de ser obter o Corredor Ecológico, a qual iniciativa possibilita o retorno do Macaco Guigó à área e a melhor proteção às nascentes do rio Siriri.

A espécie Callicebus coimbrai, conhecida popularmente como "macaco guigó" ou "guigó-de-Sergipe", espécie de distribuição geográfica restrita a Sergipe e Norte da Bahia, vem sofrendo as consequências da fragmentação da floresta atlântica. Hoje em dia o macaco é considerado uma das espécies ameaçadas em extinção devido à redução e fragmentação de seus habitats naturais.

Segundo o Livro Vermelho da fauna brasileira, o gênero Callicebus quando adulto pesa aproximadamente 1 kg, apresentando hábito diurno e arborícola, com alimentação predominante de frutos, mas também ingerem folhas e flores, podendo consumir pequenos animais. Sua potente vocalização é uma das características mais marcantes dos guigós.

http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=165097

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.