VOLTAR

Atuação do governo contra queimadas não viola direitos, diz AGU ao STF

Congresso em Foco -https://congressoemfoco.uol.com.br//
Autor: Por Guilherme Mendes
08 de Out de 2020

A Advocacia-Geral da União (AGU) defende que o Supremo Tribunal Federal (STF) não pode interferir na política ambiental proposta pelo poder Executivo. A manifestação da AGU integra os autos da ADPF 743, que tramita na corte e que analisa se o governo federal tomou as medidas possíveis e necessárias no combate aos incêndios florestais e queimadas em unidades de conservação.

O parecer da AGU afirma que a reclamação da Rede Sustentabilidade, autora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, demonstra "mero inconformismo com as mais diversas ações já adotadas pelo governo federal para conter os incêndios e os desmatamentos na Amazônia e no Pantanal", cujo desmatamento em 2020 é maior que a média histórica de anos anteriores.

"Isso contudo, não implica, sob qualquer circunstância, na violação de quaisquer direitos constitucionalmente estabelecidos", afirma o parecer.

https://congressoemfoco.uol.com.br/meio-ambiente/agu-adpf-queimadas/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.