VOLTAR

Atletas Bororo se preparam para competir nos VI Jogos dos Povos Indígenas - 10h19min

Site da Funai
01 de Out de 2003

Um grupo de 40 atletas Bororo se prepara para participar dos VI Jogos dos Povos Indígenas a serem realizados no período de 01 a 08 de novembro, na Praia da Graciosa em Palmas, capital do estado de Tocantins. Os Bororo vão aceitar o desafio de competir na modalidade de corrida de tora, aberta pela primeira vez a todas as etnias participantes. Para tanto, segundo a liderança Paulo Bororo, os índios já estão se preparando. "Na verdade, treinamos outros esportes que nos tornam capazes para a prática de esportes e nos dá plena preparo e aptidão física para o desempenho de nosso dia-a-dia. Não estamos preocupados em competir, mas em participar de esportes praticados por outros parentes e tornar o intercâmbio de amizade mais forte", explicou a liderança.

Os Borôro desenvolvem o Projeto Equipe Meri Ore Pemo, de resgate cultural de suas tradições e tentam recuperar inclusive a língua, que foi deixando de ser falada pelos mais jovens, com a chegada efetiva das missões religiosas dos padres salesianos. Para a próxima edição dos Jogos pretendem competir também no futebol, canoagem, natação e arco e flecha. Os Jogos Indígenas tem o patrocínio do Ministério do Esporte, a organização do Governo e Prefeitura do estado de Tocantins, com o apoio da Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.