VOLTAR

Atix ganha Prêmio Gestão Pública e Cidadania 2003

Site da Funai
17 de Dez de 2003

Concedido anualmente pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Fundação Ford, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a edição deste ano premiou o Projeto Formação de Professores do Parque Indígena do Xingu desenvolvido pela Associação Terra Indígena Xingu (Atix) em parceria com o ISA. O projeto foi um dos vinte finalistas e ficou entre os cinco destaques.
No dia 05 de dezembro, aconteceu no Rio de Janeiro mais uma edição do Prêmio Gestão Pública e Cidadania , parceria da Fundação Getúlio Vargas (SP) com a Fundação Ford e apoio do BNDES. Criado em 1996, ano em que houve 659 inscritos, em 2003, o número de inscrições foi de 1.156. O programa tem como objetivo identificar, estudar, disseminar e premiar iniciativas inovadoras introduzidas pelos poderes públicos, estaduais e municipais,e por organizações próprias dos povos indígenas. Neste último caso está a Atix este ano com o Projeto de Formação de Professores. No ano passado, o Projeto Arte Baniwa , do Alto Rio Negro, ficou entre os cinco destaques.

Além do Projeto de Formação de Professores do Parque Indígena do Xingu,, que conta como os professores indígenas executam um projeto de educação que valoriza suas culturas e fortalece a defesa de seu território, também foram destaques: Programa Paideia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Campinas, no qual equipes de referência em atuação tornam o atendimento médico mais abrangente e ágil; O Programa Soro, Raízes e Rezas, da Secretaria Municipal de Saúde de Maranguape, CE, no qual rezadeiras e médicos se aliam para reduzir a mortalidade infantil; Programa Justiça Cidadã , da Secretaria de Assuntos Jurídicos de Recife, PE, no qual núcleos de assistência jurídica implantados pela prefeitura encurtam a distância entre a Justiça e a população da periferia; Programa Consórcio Lambari,que visa desenvolver a gestão ambiental participativa em bacias hidrográficas da região.

Cada um dos destaques recebeu R$ 20 mil e os restantes 15 finalistas ganharam R$ 6 mil.

Além da apresentação dos projetos e programas e da cerimônia de premiação também foram lançados vídeos e publicações como Histórias de um Brasil que funciona e 20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania - 2002, e ainda a série de vídeos denominada Práticas Públicas em Construção, cujos primeiros quatro volumes abordam a violência contra a mulher, a agricultura familiar, os consórcios municipais e a gestão participativa.

Escola Xacriabá forma a primeira turma de oitava série

No próximo domingo (21), as escolas indígenas estaduais Bukimuju e Xukurank, localizadas na Terra Indígena Xacriabá, próximo ao município de São João das Missões, em Minas Gerais, realizarão a solenidade de formatura da primeira turma do Ensino Fundamental. Ao todo, 86 estudantes indígenas terão concluído a oitava série do ensino fundamental. Atualmente, encontra-se em estudos a implantação do ensino médio nessas escolas, atendendo a demanda crescente dessa população.

No território indígena Xacriabá tem 29 unidades escolares, onde 2127 alunos tem acesso ao ensino específico e diferenciado, atendendo preceitos constitucionais e os anseios deste povo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.